quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Parte 1, Capítulo 13 - Jesus é a "descendência de Abraão" que abençoa as nações?



"Serão abençoadas em tua descendência as nações da terra, porque tu (Abraão) obedeceste à minha voz" (Gênesis 22, 18). Nesse versículo os cristãos encontraram a afirmação de que a promessa dada a Abraão, de ser bênção para todas as nações por meio de sua descendência, não fazia referência a toda a raça dos descendentes de Abraão, mas especial e exclusivamente a Jesus como posteridade preeminente do patriarca. Portanto, essa promessa nunca foi realizada por meio de outros indivíduos.

REFUTAÇÃO:

Aqui, novamente, temos de lidar com uma falácia palpável, porque os cristãos em geral argumentam a favor da sua religião a partir de porções destacadas das profecias, sem entrar profundamente no assunto sagrado e estudar o contexto. A menor atenção ao verso que precede o citado nos permitirá julgar que a Graça Divina não se referia a um indivíduo em particular. Vemos claramente previsto: "Pois certamente te abençoarei, e multiplicarei tua descendência como as estrelas do céu e como a areia na praia do mar, e a tua posteridade possuirá as portas de seus inimigos; e em tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra". A referência é a toda a posteridade, que seria abundante como as estrelas do céu e da areia na costa do mar. Através de toda a descendência (ou semente), através de todo o povo de Israel, as outras nações da terra serão abençoadas. Moisés deu testemunho disso ao dizer ao povo de Israel (Deuteronômio 1, 10): "O Senhor vosso Deus vos tem multiplicado, e eis que hoje sois como as estrelas dos céus em multidão". Para este efeito, também, o Todo-Poderoso deu suas garantias a Israel e Jacob. Ver Gênesis 26, 4: "Na tua descendência serão benditas todas as nações da terra"; e em 28,14, o Senhor diz a Jacob: "E a tua descendência será como o pó da terra, e tu deves te espalhar para o oeste, para o leste, para o norte e para o sul, e através de ti e tua descendência todas as famílias da terra serão abençoadas". As promessas divinas de amor concordam com aquela dada a Abraão em Gênesis 12, 3: "E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra"; e 18, 18: "E Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra".

Os patriarcas tornaram-se uma bênção para todas as nações da terra por haverem, sem medo, reconhecido a existência, a unidade e a onipotência do Senhor proclamando Seu nome em todas as suas migrações. Eles levantaram-se acima de todas as outras pessoas por sua comunhão com o Ser Divino, que concede a verdadeira bênção e beatitude espiritual.

Uma igualmente feliz recompensa foi designada a seus filhos por seguirem seus caminhos e observarem os atos virtuosos de seus antepassados. Isso é confirmado pela Escritura em Gênesis 18, 19: "Porque Eu sei, que ele (Abraão) ordenará a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para fazer justiça e juízo, para que o Senhor traga sobre Abraão o que tem falado a seu respeito". Ver também Isaías 51, 2: "Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei". É bem sabido que nenhuma bênção espiritual já caiu para a parte dos gentios, a não ser as que lhes são comunicadas por meio da religião de Israel. Isso será confirmado pelos seguintes citações: Números 10, 32: "E será que, vindo tu conosco, será que, o bem que o Senhor fizer a nós [israelitas] o mesmo fará a ti [gentios]"; Isaías 14, 1, "Porque o Senhor se compadecerá de Jacob, e ainda escolherá a Israel e o porá na sua própria terra, como também os estrangeiros devem ser unidos a ele, e se apegarão à casa de Jacob". 56, 6: "E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor para servi-lO e para amarem o nome do Senhor para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado e abraçarem o meu pacto"; (Verso 7) "Eu os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração", etc. 60, 3: "E as nações caminharão em tua luz e os reis ao esplendor da tua ascensão". Zacarias 2, 15 (em certas versões, 11) "E muitas nações se unirão ao Senhor naquele dia, e serão o meu povo, e habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos Exércitos me enviou a ti". 8, 23: "Assim diz o Senhor dos Exércitos, naqueles dias sucederá que dez homens de todas as línguas das nações pegarão na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos com você, porque temos ouvido que Deus está com você". E o Salmo 67, 2 (1 nas versões cristãs): "Deus, tenha piedade e nos abençoe, e faça Seu rosto brilhar sobre nós (Selah). Que os teus caminhos se façam conhecidos sobre a terra", etc. Passagens análogas à anterior serão amplamente discutidas no decorrer deste trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário