Mateus 1 termina com estas
palavras a respeito de José, marido de Maria: "E [ele] não a conheceu até
que ela deu à luz seu primeiro filho, e chamou o seu nome de Jesus". A
redação desta passagem mostra, em primeiro lugar, que, depois que deu à luz
"Seu filho primogênito" José “conheceu” sua esposa; em segundo lugar,
a denominação de Jesus de "filho primogênito", prova que a mesma mãe
deu à luz mais filhos do que um, caso contrário o termo primogênito não poderia
ser aplicável. Isso se harmoniza bem com Mateus 13, 55, onde Jesus, "o
filho do carpinteiro", é mencionado junto com seus irmãos "Tiago,
José, Simão e Judas". Esta passagem é uma contradição incontestável da
opinião dos que consideram que Maria tenha sido virgem antes e depois de ela
ter dado à luz a Jesus.
A versão em português de Mateus 1, 23 traz: "e ele será chamado pelo nome de Emanuel", mas no original hebraico [Isaías 7, 14] temos וקראת "e ela chamará".
É também um fato marcante que o nome Emanuel não foi dado a Jesus pela virgem! Tampouco nós achamos que o Emanuel mencionado em Isaías deveria ser considerado o Messias.
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