sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Parte 2, Capítulo 69 - Paulo compreende erroneamente Sl 16, 10



Em Atos 13, 35-37, Paulo diz: "Portanto, ele diz também em outro salmo: Tu não deixarás que teu Santo veja a corrupção; David, depois de ter servido a sua própria geração pela vontade de Deus, dormiu e foi depositado junto a seus pais e viu a corrupção; mas aquele a quem Deus ressuscitou não sofreu nenhuma corrupção".

A adição de que "David viu a corrupção" mostra que Paulo não compreendeu o sentido da passagem que citou. A palavra שָׁחַת (traduzida por "corrupção") significa um poço, e é sinônimo de sepultura. David falava sobre a salvação da alma do justo e expressou sua convicção de que o corpo apenas descerá à cova, e não a alma com ele, para a perdição.

Passagens, em que a palavra שָׁחַת (poço) ocorre: no Salmo 94, 13 "até que um poço é cavado para o homem iníquo". Provérbios 26, 27: "Aquele que faz uma cova cairá nela". Salmo 07, 16 [07, 15]: "Aquele que faz um buraco e o cava vai cair no poço que tem feito". Não podemos reconhecer, portanto, a autoridade de Paulo ao aplicar as palavras daquele salmo, exceto se o fizesse citando o sentido que o autor tinha em mente, evidentemente.

Nota: os números de capítulo e versículo entre colchetes [] são os números usados ​​na Bíblia cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário