sábado, 10 de setembro de 2016

Parte 1, Capítulo 9 - Pluralidade em "Elohim" prova doutrina da Trindade?



Gênesis 1, 1: "No princípio Elohim [Deus] criou o céu e a terra". Elohim, terminando em uma forma plural [“im”, plural masculino em hebraico], como se isso significasse “Deuses”, tem sido interpretado pelos cristãos como uma evidência da pluralidade na Divindade, que consiste em Pai, Filho e Espírito Santo, denominados Trindade. Nosso ponto de vista do termo Elohim é o seguinte:

Aqueles que estão familiarizados com a língua hebraica estão cientes de que “Elohim” não se relaciona apenas com o Ser Supremo, mas também para os anjos e autoridades humanas. Manoá, pai de Sansão (mencionado em Juízes 13, 22), após descobrir ter percebido "um anjo do Senhor", disse: "Certamente morreremos, porque vimos Elohim". Em referência às autoridades humanos, lemos em Êxodo 22, 9: "Aos Elohim [juízes] a causa dos dois homens será levada, e a quem os Elohim [juízes] declararem culpado, pagará o dobro ao seu próximo". Tendo assim demonstrado que a palavra Elohim carrega várias interpretações, é perfeitamente fora de questão associá-la no primeiro versículo do Gênesis a uma pluralidade de pessoas na Divindade, pressuposto jamais corroborado em tudo o que foi dado em nossa Revelação.

Gostaríamos de entender como o título de Elohim, dado por Deus a Moisés (Êxodo 7, 1) nas palavras "Eis que te fiz um Elohim diante do Faraó" pode aludir, segundo a lógica dos expositores cristãos, a uma pluralidade de pessoas, representando em uma criatura mortal uma Trindade visível!

Suponha, por causa do argumento, que “Elohim” faz alusão a uma pluralidade de pessoas. Como poderia a ocorrência de Eloha (a forma singular de Elohim) ser justificada? Encontramos em Deuteronômio 32, 15: "E ele deixou o Eloha [Deus], ​​que o fez", e Salmo 50, 22: "Vós que esqueceis Eloha [Deus]". Mais uma vez, como podem os defensores da existência de uma Trindade explicar o emprego alternativo de Elohim e Eloha? Veja Isaías 44, 6: "E além de mim não há Elohim"; e, no versículo 8, lemos: "Existe um Eloha além de mim?". Se a verdade da doutrina da Trindade depende do termo "Elohim", a palavra "Eloha" decididamente a refuta, uma vez que torna a alusão a uma pluralidade perfeitamente desnecessária.

O objetivo real da forma plural “Elohim” é representar autoridade e poder. A língua hebraica admite essa particularidade não apenas em Elohim, mas em palavras de significado profano. Assim é usado “Adonim” (senhores) em vez de “Adon” (senhor). Por exemplo, Isaías 19, 4: "E entregarei os egípcios nas mãos de um adonim [senhor, literalmente senhores]”; Gênesis 39, 20 " E os Adonim [senhores, em vez de Adon, senhor] de José levou-o", etc. Êxodo 21, 4, "Se בְּעָלָיו [Be`aláv, seus mestres] está com ele", etc.

A forma plural é usada em vez do singular até em muitas línguas modernas (por exemplo, vós em vez de tu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário