terça-feira, 13 de setembro de 2016

Parte 1, Capítulo 26 - Profetizado um cativeiro eterno, sem redenção, para Israel (Jr 17, 4)?



Jeremias 17, 4: "E eu te farei servir os teus inimigos, na terra que não conheces; porque contra vós já acendeu um fogo da minha ira, o qual arderá para sempre". Expositores cristãos têm explicado este versículo dizendo que Jeremias aqui previu um cativeiro eterno, a partir do qual nenhuma redenção deve ser esperada [para Israel].

REFUTAÇÃO:

As palavras hebraicas
עַד עוֹלָם (`ad `olâm- “até a eternidade” ou “para sempre”) ocorrem nas Escrituras com três diferentes significações. Primeiro, em aplicação a uma existência sem limite de tempo. Assim, temos em II Samuel 7, 26: "para que o teu nome seja glorificado para sempre, dizendo: O Senhor dos exércitos é o Deus de Israel". Em I Crônicas 17, 24, encontramos também, "A fim de que teu nome seja glorificado para sempre, dizendo: O Senhor dos exércitos é o Deus de Israel". O segundo significado de עַד עוֹלָם refere-se à existência limitada do homem na terra. Veja I Samuel 1, 22): "Que ele possa sentar aqui para sempre". E em II Samuel 12, 10, David é assim prevenido, "A espada jamais (לֹא תָסוּר עַד עוֹלָם) se apartará da tua casa". A palavra “jamais” apenas refere-se ao tempo de vida de David. Em terceiro lugar, a expressão hebraica עַד עוֹלָם tem um significado distinto dos anteriores, e refere-se a um período finito na presciência do Todo-Poderoso, mas ilimitado de acordo com o conhecimento dos homens. Veja Isaías 32, 14, "Porque os palácios serão desamparados, a multidão da cidade será deixada; os fortes e torres serão covis para sempre, para alegria dos asnos selvagens, e para pasto dos rebanhos". A limitação das palavras “para sempre” é mostrada no verso imediatamente a seguir: "Até que o espírito seja derramado sobre nós do alto, e o deserto se torne em campo fértil" etc. A destruição decretada para durar “para sempre” dará lugar à restauração, assim que o espírito, isto é, o favor do Senhor, descer sobre nós. O termo “que arderá para sempre” usa o terceiro significação; mas não pode significar a infinitude da eternidade, como alguns cristãos nos querem fazer crer, porque todos os profetas previram uma restauração completa para toda a casa de Israel. O que pode ser mais explícito do que as seguintes passagens? Isaías, no capítulo 66, 20, diz: "E trarão a todos os vossos irmãos, dentre todas as nações, por oferta ao Senhor, sobre cavalos, e em carros, e em liteiras, e sobre mulas, e sobre dromedários, trarão ao meu santo monte, a Jerusalém, diz o Senhor; como quando os filhos de Israel trazem as suas ofertas em vasos limpos à casa do Senhor" etc. Jeremias 30, 8 diz: "Estrangeiros não mais os escravizarão (aos israelitas)". Ezequiel 39, 28-29 diz: " Então saberão que eu sou o Senhor seu Deus, vendo que eu os fiz ir em cativeiro entre os gentios, e os ajuntarei para voltarem a sua terra, e não mais deixarei lá nenhum deles. Nem lhes esconderei mais a minha face, pois derramarei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor DEUS". Tais promessas não admitem qualquer contradição, todas elas procedem da mesma fonte divina.

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