quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Parte 1, Capítulo 39 - João Batista, o "novo Elias" anunciado (Ml 4, 5)?



Malaquias, no final do livro (3, 23, ou 4, 5 na Bíblia Cristã), diz: "Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia".

Tem sido afirmado por intérpretes cristãos dessa passagem, que os judeus esperam inutilmente o cumprimento dessa profecia, porque ela já se cumpriu na pessoa de João Batista, que em espírito era igual a Elias. Isso é dito em Mateus 11, 10, em que Jesus declarou que João era o Elias previsto por Malaquias. Eles particularmente indicam o capítulo 17 de Mateus, onde Jesus afirma (versículos 12 e 13) "Mas eu vos digo que Elias já veio, e eles não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram". Assim, seus discípulos foram levados a acreditar que Elias e João eram o mesmo na profecia acima.


REFUTAÇÃO:

Como podem eles negar a identidade pessoal do profeta, mencionado no capítulo 3, 23? Quem ousaria afirmar que qualquer outra pessoa é mencionada, e não o real profeta Elias, uma verdade igualmente manifesta nas seguintes passagens: I Reis 18, 21: "E Elias se aproximava". II Crônicas 21, 12: "E um escrito de Elias, o profeta, chegou a ele". Se a profecia sob consideração fazia referência a um indivíduo por tempo indeterminado, teria sido comunicadas em termos tais como o seguinte: "Eis que eu vos enviarei um homem como o profeta Elias". Além disso, ele poderia ter dito em termos que não poderiam ter deixado de produzir convicção: "Eis que eu vos enviarei João". Que necessidade havia de tê-lo chamado Elias? Nossos argumento ganha força pelas próprias declarações contidas no evangelho de João (1, 21) "E perguntaram-lhe [a João]: ‘és tu Elias?’, e ele disse: ‘eu não sou’". "És tu o profeta? E ele respondeu: Não". Comparando esta passagem com uma afirmação feita em Mateus, encontramos uma contradição mais evidente entre os dois Evangelhos. Veja Mateus 17, 10-13: "E os seus discípulos perguntaram-lhe [a Jesus], dizendo: Por que dizem então os escribas que Elias deve vir primeiro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Elias deve primeiro vir e restaurar todas as coisas, mas eu vos digo que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem sofrerá. Então os discípulos entenderam que ele lhes falava de João Batista". É absolutamente desnecessário ilustrar quaisquer outras expressões similares que ostentem tão visivelmente o selo da invenção humana! Estamos totalmente preparados para estimar o valor da interpretação dada a esta discrepância pelos comentadores cristãos, que afirmam que João recusou o título de "profeta Elias" por pura humildade. A humildade não nos permite proferir uma mentira intencional a fim de estabelecer a nossa superioridade! profetas fiéis declararam abertamente suas missões e o objeto de seu advento perante o mundo. Nós descartamos, portanto, a alegação da interpretação cristã como totalmente insatisfatória e sem fundamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário