terça-feira, 6 de setembro de 2016

Parte 1, Capítulo 12 - "Prova profética" da vitória de Jesus sobre o Satanás (Gn 3, 15)



Gênesis 3,15: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a sua descendência. Ele te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar". Os cristãos tentam dar suporte a sua fé, ao afirmar que as palavras, "Ela te ferirá a cabeça," é um tipo de Jesus, que deve matar o Satanás, chamado em escritos sagrados "a serpente".



REFUTAÇÃO

A interpretação é falaciosa, pois se a passagem significa que Jesus deveria matar Satanás, ou seja, destruir a causa do pecado, já não deve haver quaisquer pecadores entre seus fiéis, mas desde que eles ainda continuam a cometer pecados, a interpretação é derrubada tanto pela vida prática deles quanto pelo próprio versículo em que “se encontra” esta doutrina. O final da passagem (tu lhe ferirás o seu calcanhar) mostra a inconsistência de tais afirmações. Como poderia a serpente (pecado) fazer lesão após a haver sido destruída? Além disso, como poderia Satanás induzir os judeus e os pagãos a matar Jesus e seus discípulos, tendo Jesus já destruído Satanás? O próprio Paulo proporciona uma refutação com a promessa (Romanos 16, 20), "E o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos vossos pés em breve". O mesmo escritor, em sua primeira Epístola aos Tessalonicenses, diz (2, 18), "pelo que quisemos ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, uma e outra vez, mas Satanás nos impediu". Isso tende a mostrar que, mesmo após a morte de Jesus, nos tempos de Paulo, Satanás ainda preservava sua existência e exercia seu domínio sobre aqueles que tinham sido salvos por Jesus, e que o Evangelho está em desacordo com esta interpretação simbólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário