quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Parte 2, Capítulo 68 - Paulo usa de forma errada o salmo 2 para provar que Jesus era o Filho de Deus



Em Atos 13, 33, Paulo prova que Jesus é o Filho de Deus, citando parte do segundo Salmo: ''Tu és meu Filho, hoje te gerei".

A referência a esse salmo é questionável, uma vez que o real salmista falou aqui de sua própria pessoa. Foi Davi que se amotinaram as nações e se levantaram em guerra, quando ele tinha começado seu governo.

Veja II Samuel 5, 17: “E os filisteus tinham ouvido que Davi fora ungido rei sobre Israel, e todos os filisteus se levantaram contra Davi”, etc.

Ele chamou a si mesmo de forma justa o Messias, o Ungido do Senhor, pois o título de governante de seu povo fora legalmente dado a ele. Tendo sido estabelecido como o chefe de Israel, segundo a ordem expressa do Senhor, era justo que ele citasse aqueles que se rebelaram contra ele como subindo "contra o Senhor e contra o seu ungido". As palavras do Salmo 2, "E eu ungi o meu rei", ocorrem na história real de David, em I Samuel 16, 1: "enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei". “Sião, meu santo monte” (Salmo 2, 6), que era a metrópole, foi chamada "cidade de Davi". Foi ao rei de quem foi dito: "Tu és meu filho, hoje te gerei". O título Filho foi dado a todos aqueles que, por obediência fiel, se ligaram ao serviço de Deus. Em Êxodo 4, 22, Israel foi chamado de "o meu primeiro filho" e em Oséias 2, 1 [1, 10]: "Ele disse-lhes: Vós sois os filhos do Deus vivo". No dia em que Samuel ungiu Davi como rei de Israel, "ele foi mudado em outro homem"; e lemos em I Samuel 16, 13: "E Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos, e o Espírito do Senhor desceu sobre ele". A adoção do homem por Deus é chamado, na linguagem bíblica, de "geração". Veja Deuteronômio 32, 18: "Tu te esqueceste da rocha que te gerou". As palavras [Salmo 2, 8] "Pede-me, e eu te darei as nações por herança" foram cumpridas para David, que humilhou os filisteus (II Samuel 8, 1), e fez Amon, Moabe e Edom tributário para si mesmo. Com referência a Jesus, ele não tinha o menor domínio para merecer o título de um Messias (Ungido Rei). Ele disse de si mesmo que ele [Mateus 20, 28] "não veio para ser servido, mas para servir". Além disso, por que se diria a Jesus "Pede-me, e eu te darei as nações por herança", uma vez que ao Filho de Deus encarnado, toda a terra deveria ter pertencido, e não apenas uma parte selecionada dela?

Nota: números de capítulos e versículos entre colchetes [] são os números usados ​​na Bíblia cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário