terça-feira, 18 de outubro de 2016

Parte 2, Capítulo 41 - João Batista nega ser o Elias (Jo 1, 21), em contradição a Jesus



João 1, 21: "E perguntaram-lhe: Então quem és? És tu Elias? E ele disse: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não".

Este versículo contradiz completamente a declaração feita em Mateus 11, 13-14, segundo a qual João está incluído na lista de profetas e é considerado o último deles. As palavras usadas no Novo Testamento, que já tivemos a oportunidade de apresentar, dizem o seguinte: "Todos os profetas e a lei profetizaram até João; e se quereis dar crédito, é este o Elias [Elias], que havia de vir". Em Mateus 17, 12-13, Jesus, em alusão a João, afirma que o precursor do Messias havia chegado, embora não tivesse sido reconhecido como tal. Ele diz que, "Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe o que sempre quiseram. Assim também o Filho do Homem sofrerá deles. Então, os discípulos compreenderam que ele falava do João Batista ".

Uma vez,  quando apresentei essa contradição para um cristão, ele evitou uma resposta direta, alegando que Samuel igualmente havia negado sua verdadeira missão, pois ele disse a Saul que estava em seu caminho para oferecer sacrifícios, enquanto seu objetivo real era ungir David como Rei de Israel.

A veracidade dessa resposta não é aparente, por Samuel não fez segredo de sua missão para Davi, a quem ele deveria comunicar a vontade divina, mas observou o cuidado necessário para com Saul, a quem ele não tinha sido enviado.
Diferente, no entanto, foi o caso sobre o suposto Elias.

Se ele [João], tinha que apresentar aos judeus a notícia do advento do Messias, é muito estranho ele haver negado sua incumbência e escondido sua mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário