quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Parte 2, Capítulo 30 - Exame da maldição de Jesus a uma figueira (Mc 11, 12-14; Mt 21, 19)



Marcos 11, 12-14: " No dia seguinte, depois de saírem de Betânia teve fome, e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti". Veja também Mateus 21, 19. Jesus não agiu aqui como uma pessoa divina nem como um homem em quem o Espírito divino habitava. Ele certamente poderia saber que a figueira produz seus frutos apenas no tempo determinado; também não era impossível que soubesse que uma pessoa discreta não deveria lançar uma maldição em uma árvore apenas por estar frustrado! Além disso, se Jesus, por sua mera palavra, foi capaz de tornar uma árvore estéril, por que não poderia, pelo poder de sua palavra, fazer a árvore produzir o seu fruto no exato momento, a fim de apaziguar sua fome? Uma vez tendo feito uso de tal discussão com um cristão, ele explicou-o afirmando que a passagem tem apenas um significado espiritual, e que a chamada figueira era apenas um símbolo usado por Jesus para representar a nação judaica, da maneira como os profetas a designaram: “a videira”, e que Jesus tinha amaldiçoado Israel por tê-lo rejeitado como seu mestre espiritual. Eu respondi que, nas nossas profecias sobre o tempo do Messias esperado e verdadeiro, temos a promessa de que, nos dias do Messias, o conhecimento e profecia deverão aumentar e prevalecer em todo o mundo, como é dito em Joel 2, 27-28: "Saibam que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e ninguém mais, e meu povo, em seguida, nunca mais será envergonhado. Então, eu derramarei o meu espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão". A partir desta profecia, é evidente que muitas das condições indispensáveis, requisitos para o advento do Messias, ainda não tinham sido cumpridas, mas ainda estavam por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário