quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Parte 2, Capítulo 25 - Examinado mau uso da passagem das "30 peças de prata" (Mt 27, 9-10)



Mateus 27, 9-10: "Então se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram, E deram-nas pelo campo do oleiro, segundo o que o Senhor me determinou". Aqui novamente nos deparamos com uma má aplicação de passagens bíblicas. A citação, tirada de Zacarias 11, 12-13 é a seguinte: "E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata. E o Senhor disse-me: Arroja isso ao oleiro, etc.". O leitor imparcial, precisa apenas observar o contexto de que essa passagem foi extraída, a fim de obter a convicção de que o profeta quis transmitir uma ideia muito diferente do que Mateus encontrou em suas palavras. Zacarias, no capítulo anterior, alude ao destino dos filhos de Judá durante o cativeiro. O povo havia se tornado a presa de seu inimigo por ter transgredido os mandamentos do Todo-Poderoso e, portanto, os judeus da época do Segundo Templo são designados  como “o rebanho do abate”.

O relato do profeta de Zacarias (no capítulo 11, 7) sobre tomar duas varas, sendo o nome de uma "Graça" e o nome da outra "União", não deve ser visto de forma literal, mas no sentido metafórico . As varas significam os líderes de Israel, pois o pastor conduz seu rebanho por meio da vara em sua mão. O profeta dá a entender que Israel seria tratado de acordo com o mérito de suas obras. A vara "Graça" (isto é, tratamento suave) foi usada nos primeiros dias do Segundo Templo, quando líderes como Neemias e Zorobabel estavam à frente do Governo, enquanto o desgoverno dos governantes subsequentes, que se distanciaram da justiça e, finalmente, destruíram as energias e o bem-estar de Israel, foi designado "União" (ou tratamento duro). A morte simultânea de três líderes justos, aludida pelo profeta, pode ter sido referência a Ageu, Zacarias e Malaquias, depois de cuja morte calamidades graves vieram sobre a nação judaica.

O pastor na profecia reclama seu salário, o que equivale a dizer que ele exige a observância piedosa dos estatutos divinos como uma compensação pelos favores especiais do Todo-Poderoso. As trinta moedas de prata são uma representação figurativa dos homens justos da época, que foram formados pelo Oleiro (isso é: lançados sobre a misericórdia de seu Criador). A vara (chamada União) foi quebrada para que aprendemos com nossa história que o desgoverno prevalecente em Jerusalém foi o que causou a derrubada de Israel. Na verdade, parecia que cada novo governo ruim tinha sido destinado a ser o vingador dos crimes de seu antecessor. Quer isso seja correto ou não, o fato de os detalhes da profecia se referirem a certos personagens históricos conhecidos é muito evidente. O governo político dos judeus e seu destino são as circunstâncias aludidas pelo profeta. Nenhum homem de pensamento pode, no entanto, admitir que a profecia tinha referência a Jesus, em cujo destino seus contemporâneos judeus estavam tão pouco preocupados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário