quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Parte 2, Capítulo 63 - Mais seis exemplos de que os discípulos de Jesus tinham conhecimento superficial das Escrituras



Atos 7, 14-16: "Então José mandou chamar a seu pai Jacó e a toda a sua parentela, setenta e cinco almas desceram com Jacó ao Egito. E morreu, ele e nossos pais, e foram transportados para Siquém. e depositados na sepultura que Abraão comprara por uma soma de dinheiro aos filhos de Emor, pai de Siquém ".

A grande quantidade de erros em tão pouco espaço é suficientemente óbvia. Em primeiro lugar, sabemos que a família de Jacó que desceu para o Egito, incluindo José e seus filhos, contava com setenta pessoas, e não setenta e cinco. Ver Gênesis 46, 27 e Deuteronômio 10, 22.

Em segundo lugar, Jacó não foi enterrado em Siquém, mas na caverna de Macpela, em Hebron.

Em terceiro lugar, os "pais" das várias tribos não foram enterrados no Egito, José foi a única pessoa deles a ser enterrada lá, mas seus restos mortais foram levados por Moisés no momento da saída dos israelitas do Egito.

Em quarto lugar, Abraão não comprou a caverna de Macpela dos filhos de Hamor, filho de Siquém, mas de Efrom, o hitita.

Em quinto lugar, o campo situado perto de Siquém foi comprado por Jacó, e não por Abraão. O autor dos Atos tinha uma ideia confusa das várias compras feitas pela patriarcas Abraão e Jacó, e suas declarações a respeito deles devem ter tido como fontes boatos.

Em sexto lugar, Siquém foi o filho, e não o pai de Hamor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário