quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Parte 1, Capítulo 1 - Por que os judeus não creem que Jesus foi o Messias?


Uma vez fui questionado por um estudioso cristão: “Por que vocês judeus se recusam a acreditar que Jesus Cristo era o Messias, tendo sido dada evidência a favor dele pelos verdadeiros profetas, em cujas palavras vocês também acreditam?”

E esta é a resposta que lhe dei: Como é possível acreditarmos que ele era o Messias, já que não vemos nenhuma prova real de seu messianismo através dos escritos proféticos? Quanto às passagens que os autores do Evangelho deduzem citando as palavras dos profetas para demonstrar que Jesus, o Nazareno, era o Messias, elas em nada se referem a ele, como será mostrado na segunda parte deste trabalho, na qual iremos, na ordem do texto, apontar as falácias estabelecidas no Evangelho. Por outro lado, veremos muitas provas incontestáveis ​​em apoio à nossa convicção de que Jesus não era de modo algum o Messias. Alguns desses argumentos podem ser aqui introduzidos.

Que ele não era o Messias é evidente:

1- Por sua linhagem;

2 - Por seus atos;

3- Pelo período em que ele viveu;

4- Pelo fato de que, durante sua existência, as verdadeiras promessas messiânicas não foram cumpridas, sendo que apenas o cumprimento das condições corretas pode garantir uma crença coerente na identidade do Messias.

Quanto à linhagem de Jesus, ele não era descendente de Davi, sendo apenas afiliado a ele através de José, como é testificado no Evangelho, pois em Mateus, capítulo 1, está escrito que Jesus nasceu de Maria durante sua virgindade e que José não a conheceu até que ela deu à luz a Jesus. De acordo com essa afirmação, a linhagem de José é inútil para Jesus e, ao mesmo tempo, é bastante evidente que a ascendência de Maria era desconhecida dos autores do Evangelho. Mas até mesmo a relação entre José e Davi é carente de prova, havendo uma discrepância entre Mateus e Lucas quanto ao relato da linhagem, a qual é evidente quando comparamos o Evangelho de Mateus, capítulo 1, com o de Lucas, no fim do capítulo 3. Aqui vemos testemunhos conflitantes. Quando esse é o caso, nenhuma crença pode ser vinculada de modo coerente. Os profetas, ao contrário, previram que o esperado Messias não deveria ser outro senão um descendente de Davi.

Quanto às obras de Jesus, descobrimos que Ele diz de si mesmo (Mateus 10,34): “Não pense que eu vim para fazer a paz na terra. Não vim enviar a paz, senão a espada, e colocar um homem em desacordo contra o pai dele, e a filha contra a mãe dela, e a nora contra a sogra dela”. Por outro lado, encontramos a Sagrada Escritura atribuindo ao verdadeiro e esperado Messias ações contrárias às de Jesus. Vemos aqui que Jesus diz de si mesmo que ele não veio para fazer a paz na terra, ao passo que a Escritura diz do verdadeiro e esperado Messias, em Zacarias 9,10: “E ele anunciará a paz aos povos” etc. Jesus diz que ele veio para “enviar a espada sobre a terra”, mas as Escrituras dizem (Isaías 2, 4: “E eles devem transformar suas espadas em arados e suas lanças em podas; uma nação não levantará espada contra nação, nem aprenderão mais a guerra”. Jesus diz que veio “para fazer com que o filho fique contra o pai” etc., mas Malaquias diz (no final de seu livro) que antes da vinda do verdadeiro Messias, o profeta Elias aparecerá e “converterá o coração dos pais a seus filhos e o coração dos filhos a seus pais”. Jesus diz a respeito de si mesmo (Mateus 20, 28) que ele não veio para ser servido pelo filho do homem, mas para servir aos outros. Quanto ao verdadeiro Messias, no entanto, as Escrituras dizem (Salmo 72, 11): “Sim, todos os reis se prostrarão diante dele; todas as nações o servirão”. E Zacarias 9, 10: “O seu domínio será desde o mar até o mar, e desde o rio até os confins da terra”. Assim também declara Daniel (7,27): “E todos os governantes devem servi-lo e obedecê-lo”.

Quanto ao período de sua existência, é evidente que Jesus não veio na época predita pelos profetas; pois eles previram que o advento do Messias aconteceria nos últimos dias. Veja Isaías 2, 2: “E acontecerá que, nos últimos dias, a montanha da casa do Senhor será estabelecida no topo dos montes” etc. Além disso, lemos lá, no versículo 4, sobre o rei Messias: “E ele julgará entre as nações e arbitrará entre muitas pessoas, e elas transformarão suas espadas em arados e suas lanças em podas” etc. Assim é também registrado nas Escrituras sobre as guerras de Gog e Magog, que devem ocorrer no tempo do rei Messias. Vide Ezequiel 38, 8: “Depois de muitos dias você será chamado às armas. Em anos futuros você invadirá uma terra que se recuperou da guerra”, como será explicado no lugar apropriado. O mesmo é evidente em Oséias 3, 5: “Depois os filhos de Israel retornarão e buscarão o Senhor seu Deus e Davi, seu rei, e reverenciarão o Senhor e Sua bondade nos últimos dias”. Assim lemos também em Daniel 2, 28: “E (Deus) fez saber ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias”. Esta passagem refere-se à profecia subsequente (versículo 44): “E nos dias destes reis o Deus do céu estabelecerá um reino que nunca será destruído e cuja soberania não será deixada a outras pessoas” etc. Vemos claramente que os profetas predisseram que a vinda do verdadeiro Messias aconteceria nos “últimos dias” e não antes.

Em quarto lugar, temos que considerar as promessas contidas nas palavras dos profetas que não foram cumpridas no tempo de Jesus mas devem ser realizadas no futuro, no tempo do verdadeiro Messias, que ainda é esperado. Essas profecias podem ser classificadas em grupos:

a) Na época do rei Messias deve haver apenas um reino e um rei, a saber, o verdadeiro rei Messias. Os outros impérios e seus governantes cessarão nesse período, como lemos em Daniel 2,44: “E nos dias destes reis o Deus dos céus estabelecerá um reino que nunca será destruído; e o reino não será abandonado a outras pessoas, mas ele deve quebrar em pedaços e consumir todos esses reinos, e permanecerá para sempre”. Considere que nós agora realmente vemos que muitos impérios, diferentes em suas leis e hábitos, ainda existem e que em cada império um rei diferente está governando; consequentemente, o Messias ainda não chegou.

b) No tempo do rei Messias, deve haver no mundo apenas um credo e uma religião, e essa é a religião de Israel, como é provado por Isaías 52, 1: “Desperta, desperta, veste a tua força, ó Sião, veste as tuas belas vestes, ó Jerusalém, a cidade santa; pois nunca mais entrará em ti os incircuncisos e os imundos”. E mais adiante (capítulo 66, 17), “Os que se consagram para entrar nos jardins indo atrás do sacerdote que está no meio, comem carne de porco, outras coisas repugnantes e ratos, todos eles perecerão, declara o Senhor”. E diz o versículo 23: “E será que, de uma lua nova a outra e de um sábado a outro, virá toda a carne e adorará perante mim, diz o Senhor”. Além disso, está escrito em Zacarias (14,16): “E acontecerá que todo aquele que restar de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirá de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos exércitos, e para celebrar a festa dos tabernáculos. No mesmo livro (capítulo 8, 23), lemos: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Nesses dias ocorrerá que dez homens de nações de línguas diversas agarrarão a orla da roupa de um judeu, dizendo: Nós iremos contigo, porque ouvimos que Deus está contigo”. Há muitas outras passagens nesse livro com o mesmo efeito.

c) No tempo do Messias, as imagens e monumentos idólatras, como também os falsos profetas e o espírito de profanação devem desaparecer da terra, como pode ser visto em Zacarias 13, 2: “E acontecerá naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que tirarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também farei sair da terra os profetas e o espírito da impureza”. Assim também está escrito em Isaías 2,18: “E os ídolos ele deve abolir totalmente”. Assim também é dito em Sofonias 2,11: "O SENHOR será terrível para eles, pois fará que todos os deuses da terra se acabem, e os homens O adorarão, cada um do seu lugar, até mesmo todas as ilhas dos gentios”.

d) Na época do Messias, não haverá pecados e iniquidades no mundo, particularmente entre a nação israelita. Assim encontramos na lei (Deuteronômio 30, 6): “E o Senhor teu Deus vai circuncidar o teu coração e o coração da tua descendência a amar o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, para que possas viver”. Mais uma vez, em Sofonias 3, 13: “O resto de Israel não fará iniquidade, nem proferirá mentiras, nem língua enganosa será achada em sua boca”. Novamente, em Jeremias 3, 17: “Naquele tempo, chamarão a Jerusalém o trono do Senhor, e todas as nações se reunirão nela, em nome do Senhor, em Jerusalém, e não andarão mais após a imaginação do seu coração maligno”. Novamente, em Ezequiel 36,25: “E eu borrifarei água limpa sobre ti; de toda a tua impureza e de todos os teus ídolos eu te purificarei. E eu te darei um novo coração, e um novo espírito eu porei dentro de ti, e tirarei o teu coração de pedra e te darei um coração de carne, e porei o meu espírito dentro de ti, e te farei andar nos meus estatutos, e guardareis meus juízos e os cumprireis”. Além disso, veja Ezequiel 37, 23: “E não mais se contaminarão com os ídolos nem com as suas abominações, nem com as suas transgressões, e os salvarei de todas as suas moradas onde pecaram, e os purificarei, e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, e Davi meu servo será rei sobre eles, e eles terão um pastor, e eles devem andar nos meus juízos e observar os meus estatutos e fazê-los”.

e) Na época do rei Messias e depois da guerra com Gog e Magog haverá paz e tranquilidade em todo o mundo, e os homens não precisarão mais de armas de guerra. Assim está escrito em Isaías 2: 4: “E eles converterão as suas espadas em arados, e as suas lanças em ganchos; a nação não levantará a espada contra nação, nem aprenderão mais a guerra”. Veja também Ezequiel 39, 9, “E os habitantes das cidades de Israel sairão, e acenderão o fogo, e queimarão as armas, e os escudos e as rodelas, com os arcos, e com as flechas, e com os bastões de mão, e com as lanças; e acenderão fogo com elas por sete anos”. E o versículo 10: “E não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão fogo; e roubarão aos que os roubaram, e despojarão aos que os despojaram, diz o Senhor DEUS”. Com estas palavras concorda a profecia de Oséias (2, 20) de acordo com a divisão de capítulos nas Bíblias hebraicas (na versão em inglês é o capítulo 2, versículo 18): “E naquele dia farei por eles aliança com as feras do campo, e com as aves do céu, e com os répteis da terra; e da terra quebrarei o arco, e a espada, e a guerra, e os farei deitar em segurança”. Assim diz também Zacarias 9,10: “e o arco de guerra será destruído, e ele anunciará paz aos gentios” etc.
f) Na época do rei Messias haverá paz na Terra Santa entre os animais ferozes e domésticos, de modo que eles não prejudiquem uns aos outros e muito menos prejudiquem um ser humano, como é evidente nas seguintes profecias: Isaías 11, 6-9 diz "E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar". Isaías 65,25 diz "E o lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente e não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor". Veja também Ezequiel 34,25: "E farei com elas uma aliança de paz, e acabarei com as feras da terra, e habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques". Diz o versículo 28: "E eles não mais serão presa das nações, nem os animais da terra os devorarão" etc. Veja também Oséias 2,20 (nas versões cristãs, v. 18): "E naquele dia eu farei uma aliança em favor deles com as feras do campo, e com as aves do céu, e com as coisas rastejantes da terra" etc.

g) No tempo do Messias não haverá problemas, preocupações e ansiedades entre os israelitas restaurados, que serão então abençoados com uma vida prolongada e mais feliz, como é predito nas seguintes passagens de Isaías (65, 16): “Assim que aquele que se bendisser na terra, se bendirá no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos”.  Diz o versículo 19: “E exultarei em Jerusalém, e folgarei no meu povo, e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor”.  Versículo 20: “Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado”. Versículo 21: “E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto”. E edificarão casas e as habitarão, e eles plantarão vinhedos e comerão o fruto deles”. Finalmente, diz o versículo 22: “Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos”.

h) No tempo do Messias, a Shechiná (refulgência da presença divina) retornará a Israel como nos dias anteriores e o povo de Israel crescerá em profecia, sabedoria e conhecimento, como pode ser visto por meio das seguintes citações dos profetas: (Ezequiel 37, 26-28) “E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.E os gentios saberão que eu sou o Senhor que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre”. (Ezequiel 39,29): “Não mais esconderei o meu rosto deles, pois derramarei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor Deus”. Capítulo 43, 7: “E disse-me: Filho do homem, este é o lugar do meu trono, e o lugar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre”. Capítulo 48,35: “E o nome da cidade a partir daquele dia será 'O Senhor está lá'”. Joel 2, 27 diz: “E sabereis que eu estou no meio de Israel e que eu sou o Senhor teu Deus, e não há outro, e o meu povo nunca se envergonhará”. Diz o mesmo profeta (3,1 ou 2, 28 nas versões cristãs): “E acontecerá depois que derramarei o meu espírito sobre toda a carne. E vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão sonhos, os vossos jovens terão visões”. E no versículo 3,17: “Assim sabereis que eu sou o Senhor teu Deus que habita em Sião o meu santo monte: então Jerusalém será santa e não mais estranhos passarão por ela”. Semelhantemente, no v. 21: “E purificarei o sangue dos que eu não tinha purificado; porque o Senhor habitará em Sião”. Zacarias 2, 14 (nas versões cristãs, 2,10) diz: “Cantai e exultai, ó filha de Sião, porque eis que venho e habito no meio de ti, diz o Senhor”. Diz Isaías 11, 9: “Porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar”. Em Jeremias 31, 34, lê-se: “E eles não ensinarão mais cada homem a seu vizinho e cada homem a seu irmão, dizendo ‘Conhece o Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o mais baixo deles até o mais alto, diz o Senhor, pois perdoarei a iniquidade deles e não mais me lembrarei de seus pecados”.

As indicações acima, apontadas pelos profetas como atributos indispensáveis ​​do verdadeiro Messias, não foram cumpridas em Jesus, o Nazareno. Não temos até agora visto os cumprimentos das profecias citadas, ou de muitas outras que omitimos para evitar a prolixidade. Portanto, chegamos à conclusão de que o verdadeiro e esperado Messias ainda não chegou. Somente nele todos os atributos preditos serão manifestamente reconhecidos e através dele, e de nenhuma outra maneira, as promessas das escrituras serão cumpridas.

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