quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Parte 1, Capítulo 16 - Os judeus são malditos por não cumprirem a Lei totalmente? (Dt 27,26)


Está escrito em Deuteronômio 27:26: “Maldito é aquele que não guarda as palavras desta Lei para cumpri-las; e todo o povo dirá Amém”. Os cristãos inferem a partir deste versículo que a Lei de Moisés amaldiçoa todos os que negligenciam qualquer mandamento da Lei e que, havendo tantos mandamentos, nenhum homem pode praticá-los adequadamente. Portanto, todos os judeus são malditos pelas próprias palavras da Lei.

Refutação. Este versículo não menciona nenhuma maldição contra todo aquele que não cumprir em detalhe todas as obrigações e as leis proibitivas estabelecidas nos Livros de Moisés. Um cumprimento estrito de todos os mandamentos é totalmente impossível. Até nosso legislador, Moisés, o chefe dos profetas, observou apenas aqueles que eram praticáveis ​​fora da Terra de Israel, uma vez que muitos dos preceitos divinos foram especialmente adaptados e praticados apenas na Terra Santa. Se o próprio Legislador não cumpriu todos os mandamentos, quanto mais os outros israelitas devem ser perdoados se negligenciarem certos preceitos cuja execução é impraticável em consequência das circunstâncias existentes! Os judeus não são incluídos na maldição se transgredirem um mandamento quando desviados pelo impulso da paixão, desde que haja posteriormente o sincero arrependimento, “pois não há homem justo na terra que faça o bem e não peque”. e arrependimento é o bálsamo e o remédio para a dor e a mortificação do pecado. Um exemplo é dado na história do rei Davi: embora ele tenha pecado no caso de Urias, o hitita, ele não foi amaldiçoado (em razão de seu arrependimento). Pelo contrário, ele foi abençoado pelo Todo-Poderoso com uma bênção eterna, uma vez que uma aliança foi feita com ele para que seu trono nunca fosse destruído. Veja Jeremias 33,20: “Assim diz o Senhor: Se eu quebrar o meu pacto com o dia e o meu pacto com a noite e deixar de haver dia e noite no seu tempo, então também o meu pacto será quebrado com Davi, meu servo, o pacto de que ele sempre terá um filho para reinar sobre este trono”. O mérito da piedade de Davi foi suficiente durante um longo período para ele e sua semente depois dele, e para toda a sua nação. Veja Isaías 37,35: “E eu protegerei a cidade e a salvarei pelo meu próprio bem e pelo meu servo Davi”. Esta é uma evidência clara de que um homem que não observa uma porção da Lei Divina não será amaldiçoado, enquanto uma oportunidade de evidenciar sua obediência lhe for concedida. Da mesma forma, o judeu será poupado se, pecando sob a influência da paixão, abandonar resolutamente seu erro e mostrar sincera contrição. Apenas é amaldiçoado quem se recusa a acreditar na Vontade Revelada do Todo-Poderoso ou quem rejeita e despreza os mandamentos divinos.

Para corroboração do argumento, podemos nos referir a palavras idênticas às da passagem sob consideração, a saber: “Maldito é aquele que não guarda as palavras da Lei para cumpri-las”. Se nenhuma exceção fosse admissível na rígida observância dos preceitos divinos, o autor inspirado teria necessariamente dito: “Maldito aquele que não guardar todas as palavras da lei”. As últimas palavras (“para cumpri-las”) mostram que a maldição diz respeito apenas àqueles que evitam a oportunidade de manifestar sua obediência. Encontramos ainda em Deuteronômio 28,15: “E será que, se não obedeceres à voz do Senhor teu Deus, para guardar e cumprir todos os mandamentos e estatutos que hoje te ordeno, todas estas maldições virão sobre ti e chegarão até ti”. Esta advertência não se refere a uma pessoa que negligencia a manutenção e cumprimento de todos os mandamentos sem qualquer exceção, mas àquele que não ouve a voz de Deus e se insurge violentamente contra ela, livrando-se do jugo do governo divino. As maldições virão sobre ele se ele não voltar a Deus com arrependimento perfeito. É reconhecido que Deus deu a Lei ao Seu povo por amor puro; não por amor a Si mesmo, mas em benefício deles. Deus não multiplicou Seus mandamentos para sobrecarregar Suas criaturas abaixo com seu fardo e trazer a perdição sobre a alma do homem, mas para aumentar a reivindicação de recompensa e preparar o espírito humano para um futuro glorioso. Nenhum mandamento deve ser desprezado, pois cada um contém a semente da felicidade celestial. Quanto mais estrita e diligentemente o homem se conforma ao número de preceitos divinos, maior se torna seu valor e mérito aos olhos do Senhor.

Descobrimos que Moisés ansiava por entrar na Terra Santa a fim de obter uma oportunidade de cumprir todos os mandamentos que haviam sido ordenados para serem praticados na Terra de Israel. Aqui devemos lembrar ao leitor que as maldições proclamadas em Deuteronômio 27, obviamente, dizem respeito à prática de pecados secretos e revoltantes, pois as maldições contêm a expressão vessám bassêter, ou seja, “E quem colocou (isto é, o ídolo) em um lugar secreto”. Por outro lado, transgressões abertas encontram punição do tribunal humano. De maneira semelhante, achamos, no mesmo capítulo, que será amaldiçoado “quem ferir seu próximo secretamente”. Isso alude também ao caluniador que fere secretamente seu semelhante. Uma expressão paralela ocorre no versículo 5 do Salmo 101.

Diz o texto: “O que difama seu próximo secretamente eu exterminarei”. Para evitar a compreensão equivocada de que o texto se refere ao castigo corporal, a Lei acrescenta as palavras “secreta” ou “privadamente”. Uma maldição semelhante recai sobre quem se recusa a observar certas leis porque considera a Palavra de Deus sem importância — uma presunção que certamente está entre os pecados secretos. Para resumir nossa revisão desses doze versículos de Deuteronômio 27, observamos que, da mesma forma que o transgressor público é punido pela justiça pública neste mundo, o transgressor secreto será punido pela justiça invisível e suprema de nosso Pai Celestial. Somente será condenado aquele homem que obstinadamente persiste no vício e desdenhosamente despreza a misericórdia que o Senhor oferece aos pecadores arrependidos. Isso novamente pode ser ilustrado pelas palavras em Deuteronômio 29, 29: “As coisas secretas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas os assuntos revelados pertencem a nós e a nossos filhos para sempre”.

Os cristãos têm argumentado contra nós a partir deste verso sem compreender plenamente o seu significado, e podemos mostrar-lhes argumento semelhante em seus próprios fundamentos, mostrando-lhes os versículos finais do seu Evangelho, a saber: “Porque eu testifico a todo homem que ouve as palavras das profecias desses livros: se alguém acrescentar alguma coisa a estas coisas, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas nestes livros; e se alguém tirar alguma coisa das palavras do livro dessas profecias, Deus terá afastado sua parte fora do livro da vida e fora da Cidade Santa e das promessas escritas nestes livros”. Os cristãos devem estar bem conscientes de que agiram em contradição com essas advertências enfáticas, tendo acrescentado e diminuído de suas próprias doutrinas. Por exemplo, eles fizeram uma inovação guardando o sábado no primeiro dia da semana em vez do sétimo, prática que não encontra nenhuma base no Evangelho. Por outro lado, eles desconsideraram totalmente os mandamentos aplicados a eles. Veja Atos 15, 20, onde o consumo de sangue e de criaturas estranguladas é proibido. A esses mandamentos eles realmente não aceitam, pois comem inescrupulosamente as duas comidas proibidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário