quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Parte 1, Capítulo 7 - A ausência de profecias sobre o atual exílio judaico prova rejeição Divina?


Os cristãos levantaram o seguinte argumento contra nossa restauração: “Dizem que vocês judeus foram mantidos no cativeiro do Egito por quatrocentos anos; no da Babilônia, setenta anos. O exílio subsequente ao domínio romano afeta vocês desde uns 1500 anos. Além disso, vocês receberam predições que determinaram com exatidão a duração de seus dois exílios anteriores, enquanto o tempo presente não foi sequer revelado aos profetas, de modo que agora pode ser dito que você está sofrendo sob a maldição escrita em Levítico 26, 38: “E sereis perdidos entre os gentios, e a terra de seus inimigos te consumirá”. O comprimento do seu exílio é uma prova de que Deus não deseja levá-los de volta à terra de seus pais.

Resposta: A revelação, comunicada a Abraão, do período fixado para o cativeiro de Israel no Egito foi meramente incidental, constituindo uma explicação da demora de Abraão para se apropriar do território prometido àquele patriarca. Quando o Senhor lhe disse: “Sabe, tua semente será estrangeira numa terra que não será deles, e os farão servir, e os afligirão por quatrocentos anos”, Deus insinuou que a terra seria atribuída à posteridade de Abraão apenas após a iniquidade dos primeiros habitantes da Palestina ser considerada completa. Quando isso ocorresse, chegaria, de acordo com a infalível presciência Divina, o tempo adequado para libertar os judeus de seus captores e para punir os cananeus. O longo período da humilhação de Israel no Egito permitiu, portanto, tempo suficiente para as nações da Palestina se arrependerem e abandonarem seus feitos malignos. A duração do cativeiro babilônico foi, segundo nossa humilde visão, limitada a setenta anos porque setenta anos sabáticos tinham sido negligenciados. A duração do exílio dos judeus foi assim designada para ser igual ao número de anos durante os quais a ordenança divina de abster-se do trabalho agrícola e de dar descanso ao solo fora quebrada. Assim lemos em Levítico 26, 34-35: “Então a terra folgará nos seus sábados, todos os dias da sua assolação, e vós estareis na terra dos vossos inimigos; então a terra descansará, e folgará nos seus sábados. Todos os dias da assolação descansará, porque não descansou nos vossos sábados, quando habitáveis nela”. Comparemos esta passagem com o que diz 2 Crônicas 36, 21: “Para que se cumprisse a palavra do Senhor, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram”.

O objetivo do cativeiro de Babilônia foi alcançado durante aquele curto exílio. O objetivo (mais amplo) de nosso atual exílio, no entanto, requer um período mais prolongado. Temos agora que expiar os pecados cometidos desde a primeira entrada de Israel na Terra Santa, pecados que criaram uma divisão entre nós e o Senhor. Portanto, a Sabedoria Divina ordenou que permaneçamos em nosso tempo em dispersão até a aproximação dos últimos dias. Assim diz Ezequiel 22, 15: “E espalhar-te-ei entre as nações, e dispersar-te-ei pelas terras, e porei termo à tua imundícia”. Ao atual cativeiro também alude a promessa de Lamentações 4, 22, “O castigo da tua maldade está consumado, ó filha de Sião; ele nunca mais te levará para o cativeiro; ele visitará a tua maldade, ó filha de Edom, descobrirá os teus pecados”. Já mostramos, por meio da citação de 2 Crônicas, a verdadeira causa do segundo cativeiro. Agora somos capazes de inferir satisfatoriamente da citação acima, de Lamentações, que os problemas de nosso atual exílio foram decretados para purificar-nos de nossos pecados e de levar a efeito a previsão de Deuteronômio 30, 6: “E o Senhor circuncidará teu coração e o coração de tua semente, para amar o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma para o bem da tua própria vida”. Em relação ao presente cativeiro, também é dito em Ezequiel 36,26: “E eu vos darei um novo coração e um novo espírito”. E no versículo 27: “E eu vou fazer com que você ande em meus estatutos e observe meus julgamentos e os faça”. Há muitas outras promessas que ainda não foram realizadas, porque os antigos pecados não foram completamente erradicados. O tempo da última redenção não nos é revelado porque o conhecimento dela não encorajaria os pecadores a perseverarem em boas ações, caso eles percebessem que a redenção estivesse longe demais. Outras pessoas se tornariam presunçosas se notassem que a restauração que se aproxima não é atrasada por seus próprios maus caminhos. O fundador da fé cristã era, ele próprio, da opinião de que o período da restauração permaneceria desconhecido para seus discípulos, sendo que ele deu, no livro de Atos (1, 6-7), uma impressionante prova de que ele não era nem o Messias nem um ser divino. Nós encontramos lá: “Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder”. O fim do atual cativeiro, de fato, não foi confiado a nenhum homem, e é conhecido unicamente por Deus, cujo conhecimento é inescrutável.

A opinião de que nossa restauração depende do arrependimento é baseada na seguinte passagem de Deuteronômio 30, 1 a 6: “E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR teu Deus, E te converteres ao Senhor teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma, Então o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus. Ainda que os teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te ajuntará o Senhor teu Deus, e te tomará dali; E o Senhor teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais. E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.”

De nosso próprio livre-arbítrio, portanto, depende o nosso arrependimento e, consequentemente, também a abreviação do período de nosso cativeiro.

Do versículo em Levítico 26,38: “E sereis perdidos entre os gentios, e a terra de seus inimigos te consumirá”, não deve ser inferido que haverá uma perda irrevogável ou uma perdição total. A palavra hebraica que significa “perda”, avad, alude ao estado temporário de desespero - um estado no qual um homem é incapaz de escapar do perigo iminente, embora possa experimentar alívio e libertação em algum dia futuro. Por isso é dito em Isaías 27,13: “E os perdidos na Assíria e os exilados na terra do Egito virão” etc.

Se avad (perder ou ser perdido) fosse tomado no sentido de completa perdição ou cessação de existência, não poderia ter sido dito em Levítico 26, 44: “E, demais disto também, estando eles na terra dos seus inimigos, não os rejeitarei nem me enfadarei deles, para consumi-los e invalidar a minha aliança com eles, porque eu sou o Senhor seu Deus”.  Veja também Isaías 66,22: “Porque assim como os novos céus e a nova terra que faço permanecem diante de mim, diz o Senhor, assim continuará a tua semente e o teu nome”. Jeremias 30, 11 diz: “Porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te salvar; porquanto darei fim a todas as nações entre as quais te espalhei; a ti, porém, não darei fim, mas castigar-te-ei com medida, e de todo não te terei por inocente”.
A advertência pronunciada em Levítico 26, 38 “E a terra de seus inimigos te consumirá” infelizmente foi cumprida em uma medida dolorosa; Muitos de nossos irmãos selaram com seu sangue a sua fidelidade à fé de seus pais, passando pelas penalidades descritas no Salmo 44,22: “Por amor de Ti, todos os dias estamos mortos, somos considerados como ovelhas para o matadouro”.

O argumento de que a duração do nosso atual cativeiro é uma prova de nossa rejeição total e separação do favor especial do Todo-Poderoso não tem fundamento razoável. Os projetos do Todo-Poderoso seguem seu curso regular e infalível por centenas e milhares de anos. Eles são sabiamente concebidos, embora seu curso e conclusão final escapem de nossa percepção ou se estendam muito além de nossa existência terrestre. Além disso, a própria história elucida a verdade da declaração proferida pelo salmista (Salmo 90, 4): “Mil anos estão nos teus olhos apenas como o dia de ontem”. O mundo existiu mais de dois mil anos antes que o Todo Poderoso se revelasse e escolhesse uma nação do meio de outras nações, com provas e sinais, milagres e guerras, uma mão forte e um braço estendido, e terrivelmente grandes feitos.

Finalmente, lembramos àqueles que nos insultam com a perspectiva de um abandono eterno porque nossa restauração ainda não nos foi concedida que a salvação através de Jesus, o orgulho de sua religião e que, de acordo com suas doutrinas, salvou as almas dos patriarcas piedosos do domínio de Satanás, não veio a acontecer senão até cerca de quatro mil anos após a criação do homem! Por que eles então se oporiam à nossa espera pelo tempo de favor, quando o período designado de nossa restauração chegará, ainda que demore?

Nenhum comentário:

Postar um comentário