sábado, 1 de setembro de 2018

Parte 2, Capítulo 95 - Mais versículos dos Salmos foram citados para provar divindade de Jesus


Hebreus 1, 5-9: " Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse: "Tu és meu Filho; eu hoje te gerei"? E outra vez: "Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho"? E ainda, quando Deus introduz o Primogênito no mundo, diz: "Todos os anjos de Deus o adorem". Quanto aos anjos, ele diz: "Ele faz dos seus anjos ventos, e dos seus servos, clarões reluzentes". Mas a respeito do Filho, diz: "O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de equidade é o cetro do teu Reino. Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros, ungindo-te com óleo de alegria".

Os erros do autor desta epístola são tantos quanto as citações com as quais ele se esforça para confirmar seus pontos de vista. A (falsa) conexão estabelecida entre Jesus e o sétimo verso do Salmo 2, "Tu és meu filho, hoje eu te gerei", nós já esclarecemos em nossas observações sobre Atos 8,33. Nós provamos que Davi aplicou essas palavras elevadas a si mesmo. Por isso, os cristãos não estão certos ao deduzir pontos doutrinários deste salmo. A promessa feita em II Samuel 7,14: "Eu serei para ele como um pai, e ele será para mim como um filho", foi feita a respeito de Salomão, filho de Davi. Os próprios cristãos não gostariam de associar estas palavras a Jesus, visto que a profecia contém a predição: "Se ele cometer iniquidade, castigá-lo-ei com vara de homens e com as ataduras dos filhos dos homens". Quanto a Jesus, é bem sabido que seus adoradores estão convictos de que ele nunca cometeu nenhum pecado.

O autor da Epístola finge descobrir em nossa Escritura que os anjos de Deus estavam destinados a adorar a Jesus. Encontramos no Salmo 97, 7: "Todos os anjos O adoram", isto é, aquele de quem se fala é o Senhor de toda a terra. As palavras "O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre", são erroneamente citadas no Salmo 45, 7 [45, 6]. Nós lemos lá “Kissakhá Elo-him”, que significa "Teu trono (é) de Deus", e não "Teu trono, ó Deus". Assim encontramos em I Crônicas 29,23: "E Salomão se assentou no trono do Senhor". Tendo o Senhor o reconhecido rei de Israel, o trono ocupado por Davi e sua posteridade foi descrito como o trono do Senhor. Este trono deve ser ocupado pelos descendentes de Davi eternamente. Assim Daniel profetiza, no capítulo 2,44: "O Deus do céu estabelecerá um trono que não será destruído por toda a eternidade".

Para estar convencido de que nossa interpretação está correta, basta que o leitor observe a continuação das palavras do Salmo 45, 8 [45, 7], "Tu amas a justiça e aborreces a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu". Se Jesus é Deus, poderia o salmista se dirigir a ele com palavras como “o teu Deus”?

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