sábado, 1 de setembro de 2018

Parte 2, Capítulo 93 - Tiago contradiz totalmente a opinião de Paulo sobre fé e obras


A respeito de Tiago 2, 14 até o final do capítulo: o autor desta epístola recomenda boas obras como superiores à mera fé, e então continua: "Não foi nosso pai, Abraão, justificado pelas obras, quando ofereceu Isaque, seu filho, sobre o altar? Da mesma forma também, não foi Raabe a prostituta justificada pelas obras, quando recebera os mensageiros e os enviara por outro caminho? Porque assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

A opinião aqui citada contradiz a de Paulo, que escreve em sua Epístola aos Romanos, capítulo 3, 20: "Portanto, pelas obras da lei nenhuma carne será justificada". Novamente ele diz, no mesmo capítulo, versículo 28: "Portanto, concluímos que um homem é justificado pela fé sem as obras da lei". Em sua epístola aos Gálatas, capítulo 2,16, Paulo repete a afirmação de que a fé em Jesus é de maior proveito do que a observância da lei, dizendo: "Sabendo que um homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo". No final deste capítulo, ele afirma: "Se a justiça vem pela lei, então Cristo morreu em vão". Doutrina semelhante é encontrada no capítulo 3 da mesma carta, do começo ao fim. Também ao longo da Epístola aos Hebreus, capítulo 11, sustenta-se que a fé é preferível às obras. Veja novamente o versículo 17, que diz: "Abraão, provado pela fé, ofereceu Isaque". Novamente, versículo 31, "Pela fé, a prostituta Raabe não pereceu com os que não creram, quando ela recebeu os espias em paz". Nós, judeus, não temos interesse em reconciliar as discrepâncias que ocorrem no Novo Testamento e decidir se mais verdade pode ser encontrada em uma dessas opiniões ou na outra. Todas as nossas aspirações nos levam a adotar um modo de vida em perfeita conformidade com a Santa Lei, que nos diz: [Deuteronômio 6,25] "E nos será contada como justiça se guardarmos e cumprirmos todos estes mandamentos".

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